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Livro - A originalidade dos Exercícios de Inácio de Loyola
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No contexto espiritual do início do século XVI, os Exercícios espirituais de Inácio de Loyola não são figura isolada. Remontando às fontes, o autor mostra sua originalidade.
Nesse domínio, os pesquisadores jesuítas confrontaram adequadamente esta obra inaciana com as nascidas da devotio moderna, como o Exercitatorio de la vida espiritual de Cisneros, publicado em 1500, referindo-se inclusive à Vida de Cristo, de Ludolfo da Saxônia, e à Legenda áurea, de Tiago de Voragine, que Inácio leu em seu leito de convalescente em Loyola.
Mas o autor alarga sua pesquisa aludindo à fonte escriturística que inspirou “o sentido tropológico e místico” da Escritura, sem negligenciar a contribuição das teologias medievais de Tomás de Aquino e de Boaventura. Ademais, inferiu a hermenêutica própria da evolução dos Exercícios inacianos, levando em consideração o conflito iniciado numa época em que “a liberdade do livre-arbítrio” (Erasmo) foi contestada pelo “servo arbítrio” (Lutero).
De acordo com a imensa tradição cristã, aparece cada vez mais claramente que os Exercícios inacianos foram construídos sobre o duplo evento do envio pelo Pai do “Verbo feito carne” e do envio do Espírito Santo pelo Pai e pelo Filho. Entretanto, os Exercícios inacianos radicalizam a distinção e a complementariedade desse duplo envio.
Como sublinha Mark Rotsaert no Prefácio, existe uma “lógica espiritual” nos Exercícios que, quando respeitada até o fim — como o faz o autor —, evita fazer deles um sistema fechado, seja teológico, seja filosófico.