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Graciosidade e Estagnação: Ensaios Escolhidos - CONTRAPONTO
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Graciosidade e Estagnação: Ensaios Escolhidos - CONTRAPONTO

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Renomeada como estudos culturais, humanidades e outros nomes evasivos, a investigação da literatura e da arte parece ter virado as costas às promessas da educação estética de Schiller e, mais ainda, a investigações em torno de valores profundamente h umanos como Anmut und Würde, graça e dignidade, supostamente inerentes à arte e justificativa para seu estudo e sua prática. O que resta então para o professor, o que justifica a existência do acadêmico? Eis o dilema do crítico de arte e professo r de literatura, (in)voluntariamente acuado no papel do intelectual público: somos condenados a enfrentar as pirâmides enciclopédicas de conceitos e conhecimentos, perdendo de vista a arte? O que é a arte? A arte mesma, a poesia? Ela é graça, graça p ura, sem mais nem menos. Talvez lhe coubesse tão somente o famoso aforismo do místico Jacob Boehme: A rosa é sem porquê... Há vários momentos que preparam o que hoje chamamos de pós-modernidade mais especificamente, a mistura de exaltante libera ç ão e de resignação diante da desaceleração do tempo que torna possível (pelo menos em tese) contemplarmos todos os momentos numa simultaneidade... É claro que a era digital e o Vale do Silício souberam dar um lustro (quase) real (ou hiper-real) a e ss e sonho de presença total e de fim da história. Tudo indica que ocorreu uma mudança de paradigma histórico, que estamos (ou estaríamos) em um novo cronótopo o da simultaneidade e da estagnação. O que não é dito, nessa pretensão que renova num re gi str o melancólico as apostas de Hegel no movimento lógico do conceito , é o fato de que a copresença e a simultaneidade valem tão somente para o próprio movimento lógico. Quem sabe pairar nesse tempo-sem-tempo é a intuição intelectual, como se diz ia há d uzentos anos, evitando elegantemente o nome de Deus: o que é verdadeiro em tese não vale para seres finitos, históricos e híbridos (corpo, alma e intelecto) como somos nós. ISBN-10: 9788578660499ISBN-13: 9788578660499Páginas: 126idioma: PortuguêsEdição: 1Encadernação: BROCHURAAutor: Hans Ulrich Gumbrecht

Ficha Técnica