O que é bambolê?
Olha, os bambolês são peças usadas pra rodar ao redor do corpo, como cintura, pescoço, braços ou pernas. Faz parte de uma atividade bem divertida e também serve como um exercício físico. Adorei!
Isso porque ajuda a melhorar a coordenação e a flexibilidade. E o legal é que é recomendado pra adultos e crianças.
Dá pra usar em atividades recreativas, pra diferentes brincadeiras, em esportes ou até em performances do tipo artística, como ginástica rítmica e exercícios do circo. Demais, né?
Ou seja, funciona como um brinquedo de malabarismo!
Qual material é feito o bambolê?
Então, o bambolê costuma ser feito com plástico, que é o material tradicional pros modelos comerciais e infantis, já que ficam leves e duram bastante.
Mas você também encontra opções de PVC, que são indicadas pra atividades artísticas e exercícios físicos, porque são mais pesadinhas. Os de metal, do tipo alumínio, encaixam bem pra uso profissional ou até como decoração.
E tem os bambolês feitos de madeira, que são ótimos pras diferentes brincadeiras, tá?
Quais são os benefícios do bambolê?
O brinquedo oferece vários benefícios pra saúde da mente e do corpo, viu? Isso porque ajuda a fortalecer os músculos do abdômen, quadris e glúteos, além de melhorar a postura e até a estabilidade do corpo.
O bambolê serve como um ótimo exercício pro coração, já que é bom pra queimar calorias e aumentar a resistência. Aí sim!
E o mais legal é que o movimento rítmico do bambolê ajuda a aliviar o estresse, a melhorar a concentração e ainda a promover a sensação de bem-estar. É um tipo de arte e, por isso, encaixa bem em coreografias e performances.
Como decorar bambolê para festa junina?
Tem várias ideias legais pra usar o brinquedo na decoração de festa junina. Dá pra juntar, por exemplo, fitas do tipo metálicas e colar na parte de baixo e encaixar bandeirinhas em cima.
Você pode separar também tecidos coloridinhos, papel crepom ou de seda, cola quente, tesoura, além de chapéus de palha menorzinhos e flores artificiais. Ou, se preferir, dá pra fazer um bambolê decorado com EVA.
Depois, é só enrolar o bambolê com as fitas nas cores vermelho, amarelo, azul e verde. As pontinhas são coladas pra ficar certinho no lugar.
Aí, pode encaixar as bandeirinhas ao redor do brinquedo, espaçar de um jeito uniforme ou pendurar em fios. Se achar legal, dá pra fazer flores, que deixam com um toque de festa.
E então é só colar os chapéus de palha pra ficarem bem presos. Uma dica final é pôr as fitas coloridas espalhadas pra dar bastante movimento e tá pronto o seu bambolê festa junina. Um arraso!
Como brincar de bambolê?
Pra brincar de bambolê do jeito clássico, só precisa posicionar o brinquedo na altura da cintura e movimentar o quadril pra rodar ao redor do corpo. O objetivo é fazer isso pelo maior tempo que conseguir.
Aí pode ficar em pé e começar devagar até pegar o jeito e aumentar a velocidade. A dica é balançar os quadris pra frente e pra trás ou até em círculos. Depende do que funciona pra você!
Se for colocar nos braços, é só segurar o bambolê com uma mão e levantar. Depois, precisa girar e fazer os movimentos pra melhorar a coordenação. Já nas pernas, é bom posicionar pertinho do tornozelo, combinado?
E o legal é que dá pra se divertir com várias brincadeiras diferentes, como criar um percurso com o brinquedo de obstáculo pros jogadores atravessarem. Ou então pôr no pescoço, pular dentro e fora, ou ainda passar pra outras pessoas e sem cair.
Quer mais dicas? Escolha um lugar bem espaçoso, e comece praticando por 10 a 15 minutos por dia pra entrar na rotina. Depois que acostumar, é só se divertir onde quiser!
Quais são os tipos de bambolê que existem?
Então, você encontra vários tipos de bambolês disponíveis. Pra isso, é importante investir no modelo certo pra praticar direitinho. A versão tradicional conta com 1m de diâmetro e costuma ser feita de plástico ou madeira.
Já as opções de LED, que vem com luzes coloridas, são ideais pra quem quer usar na parte da noite, em festas ou lugares que não tem tanta iluminação.
O bambolê Kewepu desmontável, por exemplo, é prático, fácil de montar e de levar por aí. Costuma ser feito de plástico e, por isso, é bem levinho. E é reforçado ainda com uma camada de espuma, que dá um conforto muito maior. Pra isso, conta também com um sistema de encaixe com pinos ou botões de pressão.
E o legal é que ocupa pouco espaço, já que desmonta. Agora, pra fazer exercícios, o ideal é escolher os tipos mais pesados, com 1kg ou 2kg. Pra dançar, é indicado uma versão menor pra conseguir os movimentos rapidinho e praticar truques avançados.
Ah, e o bambolê infantil conta com material do tipo plástico, costuma ser coloridinho e serve pra atividades e brincadeiras. Pra isso, é seguro e fácil de usar, com designs diferentes que chamam a atenção das crianças. Amei!
Quanto custa o bambolê?
Então, depende do modelo e do material que é feito. Você encontra os que custam por volta de 29 reais, se for um desmontável do tipo bambolê Kewepu. Os básicos, coloridos, tão, em média, 5 reais.
O kit bambolês com 15 unidades vai de 8 reais a 242 reais, que é uma opção do brinquedo reforçado.
Agora, pra ficar por dentro de diferentes brincadeiras pra usar o bambolê, dá só uma olhadinha no que separei em: Bambolê: conheça. Lá eu te dou várias dicas!
Mas, pra conferir outras opções de brinquedos, na matéria Brinquedos clássicos pra todo mundo eu te conto detalhes!
E aí, gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra o bambolê que procura. Vem conferir!