Vender

parceirocompraespecialafiliada

Perguntas frequentes

O ar-condicionado é o aparelho de ar e ventilação  ideal pra deixar o ambiente mais agradável e na temperatura certinha, viu? Ele conta com versões modernas frio ou quente-frio que mantém a casa climatizada também no inverno, sabia? Pois é! Vem comigo que eu te ajudo a acertar em cheio na escolha!

 

Continuar lendo...
personagem Lu do magazineluiza apontando para o logo lu explica
Lu Explica

Qual diferença entre ar condicionado, climatizador e umidificador? 

Tanto os climatizadores, como umidificadores e o ar-condicionado são equipamentos pra melhorar o conforto térmico e a qualidade do ar em locais fechados. 

O climatizador é bacana quando quiser diminuir o calor, circular o ar e deixar ele mais úmido e refrescante, porque usa água. Dá pra colocar, inclusive, geladinha ou pedras de gelo mesmo. Já o umidificador é um aparelho específico pra combater o clima seco.

E o ar-condicionado é o equipamento mais avançado, com uma unidade que pega o ar de fora e resfria o ambiente interno rapidinho com a ajuda de um compressor. Dá pra controlar a temperatura e optar por modelos que também eliminam partículas que causam alergias.

 

Para que serve umidificador de ar? 

O umidificador de ar é um aparelho que adiciona umidade, principalmente, em lugares ou verões muito secos e que dão sensação térmica maior, tá? 

Pra quem procura um de mesa em pra ter em casa, a névoa que ele cria a partir da água alivia o calorão, traz conforto pro cômodo, especialmente de pessoas alérgicas, hein! Evita ainda sintomas próprios desse clima, como a secura na garganta, pele e nariz. O ar ganha qualidade e quando é aliado a um ventilador potente, também fica geladinho.

Já os umidificadores profissionais funcionam como um grande ventilador que transforma líquido em quantidades de neblina pra refrescar áreas industriais. Bem úteis em galpões, centros comerciais, quadras e pavilhões de eventos em que não é possível instalar ar-condicionado.

 

Como funciona o climatizador? 

O climatizador é um coringa que dá aquela mãozinha pra conseguir conforto térmico em ambientes fechados. Essa é uma alternativa com baixo custo pra quem não quer ou não pode pôr ar-condicionado. 

Um detalhe é que o climatizador caseiro puxa o ar de fora e resfria por um equipamento que funciona como ventilador mas por onde passa uma água que evaporou. Isso refresca muito, mantém a umidade saudável e é mais eficiente que o uso o ventilador sozinho.

Os umidificadores mais avançados trazem ainda filtros que melhoram a qualidade do ar, eliminando bactérias, fungos e ácaros que causam alergias. 

Ele é ideal pra locais pequenos, como quartos ou salas. E pode vir com timer pra desligar sozinho. O reservatório onde você enche com água fria ou até mesmo gelo varia entre 6 a 7 litros. Os maiores duram a noite todinha pra dormir tranquilo!

 

Qual melhor climatizador de ar? 

É o climatizador portatil com alça pra carregar e recipiente com capacidade pra pelo menos 6 litros. Rende uma madrugada inteira de sono sem reabastecer.

Outro item que faz o aparelho ser referência como o melhor é a quantidade de filtros, se ele é bem silencioso, conta com timer e controle remoto. Um climatizador caseiro completo pode, ainda, funcionar como aquecedor no inverno, sabia? Pois é!

Já o climatizador com umidificador de ambiente profissional considerado o mais bacana é aquele com grande capacidade de transformar água em névoa. Pra isso, oferece tubos pra ligar direto da rede. Isso permite a instalação em locais altos, fixado na parede. Excelente pra espaços comerciais! 

O que é circulador de ar?

Um circulador de ar é um aparelho projetado para melhorar a ventilação e a circulação do vento dentro de casa. Ele é um ventilador mais moderno, que distribui automaticamente o ar de um jeito uniforme e em todas as direções.

O motor também puxa o ar do ambiente e espalha de uma maneira mais ampla, diminuindo a sensação de abafamentos em quartos, salas e escritórios pequenos, tá?

 

Quais são os tipos de ar condicionado que existe? 

O ar condicionado conta com diferentes modelos, que se encaixam direitinho no tipo de construção que tem aí. O ar-condicionado split apresenta com duas unidades, uma evaporadora, que fica dentro de casa, e a condensadora, que fica fora. Elas são conectadas por um kit de tubos e cabos. Excelentes pra refrigeração do ar na residência ou lugares reduzidos, tá?

E o ar condicionado janela junta ambas num aparelho é indicado pra quem conta com espaço externo pra instalar uma condensadora. Agora, se não quer quebrar nadinha e fazer reformas na elétrica pra pôr os convencionais, que tal um ar condicionado portátil?

Já nos ambientes médios ou grandes como escritórios mais amplos, salas de aula, auditórios, teatros e salões de festa, o cassete, embutido no teto ou forro, é bem potente. Ele é equipado com quatro saídas de ar, que você controla individualmente. Demais, né?

E se for instalar ar num andar inteiro, na casa todinha ou em hospitais e centros de convenção de maior porte, o ar-condicionado duto é excelente! Ele é fabricado com um ventilador centrífugo de alta força que consegue distribuir o ar de um jeito silencioso por meio de dutos em vários pisos.

 

O que é cortina de ar?

Já a cortina de ar é pra estabelecimentos comerciais. Funciona soprando ar verticalmente, de cima para baixo, criando uma barreira que evita a entrada de ar quente ou frio, poeira, poluentes e insetos num lugar que já é climatizado. 

Essa é a solução pros acessos de lojas, principalmente as com portas automáticas nas fachadas. A cortina é aquele coringa que previne a perda do ar gelado pelo ar-condicionado cada vez que uma abre.

 

Qual ar condicionado mais econômico?

Os aparelhos de ar-condicionado Inverter são os mais econômicos na conta de luz. O motor chega a poupar entre 40 por cento e 70 por cento de energia em relação a um tradicional. 

Outra vantagem é que se ajustam constantemente à velocidade do compressor. Isso mantém a temperatura por igual, gela mais rápido e evita picos de liga e desliga, que tornam os equipamentos mais barulhentos e menos eficientes. Ele é muito silencioso!

Dá pra achar ar condicioanado 9.000 BTUs inverter, ar condicionado 12000 btus, ar condicionado 18.000 btus. Tudo vai depender da metragem e quantidade de sol que bate no cômodo. E pra você escolher direitinho, conte com ajuda de um profissional da área que vai te orientar.

 

Qual o melhor ar condicionado? 

Os aparelhos de ar-condicionado Inverter, com multifiltros são os mais modernos e econômicos na conta de luz e pra saúde do ambiente. Eles removem até 99 por cento de partículas, fungos e outros germes que provocam alergias. 

Geralmente unem eficiência energética com uma grande quantidade de ajustes automáticos, função autolimpante e temperatura quente e frio pra climatizar o ano inteiro.

São extremamente silenciosos, com um design que fica lindo na decoração. E aceitam kit wi-fi pra programar e controlar ele à distância, pelo celular ou assistentes virtuais

Olha, tem ar condicionado 12.000 BTUs inverter e mais um montão de variações que se adequam certinho ao espaço que tiver em casa, na firma ou no comércio, viu? 

 

Qual a melhor marca de ar condicionado? 

Olha, dá pra achar diversas marcas muito populares e que entregam aparelhos de excelente qualidade. É possível encontrar da Samsung e LG, que contam com filtros incríveis pra eliminar quase 100 cento das impurezas e partículas de poeira.

Outros fabricantes que pode gostar e que tão entre os mais conhecidos em refrigeração e condicionamento de ar são a Gree, Daikin, Fujitsu e a Elgin.

 

Qual o melhor ventilador? 

Olha, pra ser considerado o melhor, o ventilador precisa contar com alguns itens que fazem toda a diferença. Por exemplo, os modelos de mesa com 5 ou 6 pás são extremamente eficientes pra gerar vento. Um diâmetro de 40 cm 50 cm tem um tamanho excelente pra deixar em cima do móvel

E  se forem 2 em um, com opção de colocar ele numa coluna e com regulagem de altura de até 1,5m, aí fica entre os mais completos, viu?

É legal checar a potência também. Ventiladores de 140W, por exemplo, são equipados com um motor poderoso, hein! E um detalhe é se apresenta oscilação automática, que faz o corpo dele girar da direita pra esquerda, espalhando o ar de um jeitinho mais uniforme, viu?

Os mais bacanas têm ainda 3 velocidades e contam com controle remoto pra ligar e desligar sem sair da cama. Uns incluem timer e desativam no tempo que preferir. Tudo isso com uma boa classificação energética como a A, a mais econômica na conta de luz.

 

Qual o ventilador mais potente e silencioso? 

O ventilador mais potente e silencioso é o modelo da linha Ultra Silence. São aparelhos eficientes, com distribuição inteligente de vento e pás aerodinâmicas que espalham melhor o ar. Alguns que vale a pena investir é o Arno Ultra Silence e o Mondial Ultra Silence

O que faz ser tão silencioso e ideal pra se concentrar nos estudos ou dormir, tá na tecnologia pra diminuir a trepidação. Não vibra tanto na base, apoiado num piso ou móvel como os convencionais. E o desenho das pás é pensado pra girar suavemente. O motor BLDC reduz bastante o ruído que o fluxo de ar cria quando passa por elas.

 

Como escolher aquecedor? 

Olha, você encontra aquecedor de ambiente de jeitos distintos. Escolher o mais adequado pro clima e lugar é uma sacada incrível pra manter a casa aconchegante durante os dias mais frios, tá? Então a primeira informação que precisa pra saber é quantos m2 o aparelho esquenta. 

Um aquecedor com potência entre 600W e 1000W é suficiente pra quartos ou  escritórios pequenos. Para espaços maiores, que passam dos de 10m2, como salas grandes ou salas comerciais, procure um com pelo menos 1500W.

Outra informação importante é quanto tempo leva pra esquentar e se faz barulho. Os aquecedores com ventilador e cerâmicos podem ser mais ruidosos que o halógeno, com lâmpadas, por exemplo. Mas desumidificam bastante, o que talvez não seja a melhor opção se aí os invernos já são bem secos. 

 

Qual melhor aquecedor de ambiente? 

Aí depende do que você precisa e onde vai instalar ele, viu? São vários tipos de aquecedor portátil 

O aquecedor à gas e o halógeno são os mais silenciosos, demoram um pouquinho pra aquecer mas mantêm o ambiente com uma temperatura uniforme. Em lugares secos não tiram a umidade.

Já o aquecedor cerâmico e o aquecedor elétrico com ventiladorzinho espalham bem a quantidade de calor, são bem rápidos pra esquentar. E são ótimos pra desumidificar em cidades com frio úmido. Mas fazem mais barulho. 

Agora, se as temperaturas baixam muito e o aparelho não dá conta, a dica é apostar numa lareira à gás, carvão ou elétrica pra instalar na casa. E um calefator pra aquecer áreas descobertas como quintais, sacadas e terraços de um jeito charmoso, tá?

 

Qual aquecedor gasta menos energia? 

Os aquecedores a óleo são conhecidos pela eficiência energética. Mantêm o calorzinho por um período bem maior que os outros tipos. E como não precisam de força constante pra funcionar, desligam quando atingem o pico. Por isso, são uma opção incrível pra economizar na eletricidade, viu?

Mas olha só, o consumo médio de um aquecedor a óleo pode variar com base na potência do aparelho e no tempo de uso. Ele é suficiente pra cômodos de até 15m2 e apresenta um uso de energia de 1,5 kWh por hora. 

Por exemplo, se você tem um aquecedor a óleo de 1.500 W e fica ligado 4 horas por dia, com uma tarifa de 0,50 centavos por kWh, o gasto mensal seria de aproximadamente 90 reais.

Agora, pensando em exaustor, lareira, calefator, ventilador, aquecedor ou  umidificador? Vem ver várias dicas na aba Ar e Ventilação no Blog da Lu 

 

Na matéria Ar condicionado veja como instalar  eu te falo detalhes do que precisa pra ele funcionar.E se tá muito gelado na sua cidade, confira a matéria Lareira elétrica: conheça esse aparelho que eu te mostro como ter uma versão moderna dela sem obra e quebra-quebra pra instalar.

 

O ar condicionado que você procura te espera aqui no Magazine Luiza!