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A posição do homem no cosmos ( Max Scheler ) - Editora Cântico
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"Tentarei lançar pelo menos um olhar sobre as consequências que tudo o que foi dito até agora pode ter para a relação metafísica do homem com o princípio de todas as coisas. Um dos mais belos frutos que podem ser citados, referente a esse processo gradual pelo qual a natureza humana é construída a partir dos níveis inferiores da existência um processo que tentei descrever aqui diz respeito precisamente à necessidade interna com que o homem, no momento mesmo em que se tornou homem, graças à consciência do mundo e de si mesmo e graças à capacidade de objetivar também a própria natureza psicofísica sinais, todos estes, inequívocos do espírito neste exato momento, dizia, o homem também deve apreender a ideia mais formal de um ser supramundano, infinito e absoluto. Uma vez que o homem se tenha posto fora de toda a natureza e isso coincide propriamente com sua essência, aliás é o ato por excelência do tornar-se homem e adquiriu a capacidade de objetivá-la, naquele mesmo instante o homem se vira consternado e exclama: Onde estou, então, eu mesmo? Qual é o meu lugar? Em tal momento o homem não pode mais dizer: Eu sou uma parte do mundo e sou envolvido por ele; exatamente naquele momento, de fato, o ser atual do seu espírito e da sua pessoa estão transcendendo as formas ontológicas daquele mundo de tipo espaço-temporal. Ao contrário, nessa reviravolta ele afunda seu olhar no nada e nesse olhar descobre a possibilidade do nada absoluto, o que o leva a questionar-se: Por que existe um mundo? Por que e como eu sou?. Aqui é necessário compreender em uma única intuição a rigorosa necessidade da conexão que subsiste entre consciência do mundo, de si mesmo e do conceito formal de Deus.\"