sinopse | Uma das bandas mais importantes do rock e a da música brasileira, Os Paralamas do Sucesso têm sua história narrada de um ponto de vista único e privilegiado, por alguém que jamais perdeu um show do grupo: o baterista João Barone. Os mais de 40 anos de estrada são contados por Barone com uma sinceridade desconcertante e uma incrível riqueza de detalhes, que botam o leitor na cena dos acontecimentos. Ele fala sobre o fascínio pela bateria ainda na infância, o primeiro encontro com Herbert Vianna e Bi Ribeiro, os ensaios na casa da Vovó Ondina e as tardes com os amigos de banda na Praia de Ipanema no início dos anos 80, antes da fama. Barone lembra o contrato para o primeiro disco, o convívio com outros grupos da geração, as farras nas turnês pelo Brasil e o consagrador show no Rock in Rio de 1985. Também revela os bastidores das gravações de cada disco e como nasceram alguns dos inúmeros sucessos dos Paralamas.
Nada escapa às lembranças aguçadas de Barone, como os contratempos em viagens e a vitoriosa carreira internacional da banda, que virou fenômeno na América Latina e desbravou a Europa. E não esconde momentos de extrema emoção, especialmente quando narra o acidente de ultraleve com Herbert e as semanas de agonia que se seguiram, até a volta triunfal os Paralamas.
Livro essencial não só para conhecer a fundo a trajetória da banda, mas também o rock nacional, “1, 2, 3, 4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso” é ilustrado com dezenas de fotos inéditas, quase todas do acervo pessoal de Barone, além de manuscritos de letras, credenciais de shows históricos, documentos e cartazes do início da carreira. |
|