O que levar na mala de viagem para praia?
Um checklist completo pra você não esquecer nada nessa viagem!
Ordenar
Filtrar
Ordenar
2 produtos encontrados
A calça para Artes Marciais é um item do vestuário esportivo pra quem treina, compete e faz aula de lutas. Você encontra modelos de vários jeitos. Olha, podem ser mais leves e bem larguinhas pra artes brasileiras, como a capoeira. Ou próprias pra outras modalidades como o Jiu-Jitsu, Muay Thai, Taekwondo, e muito mais. Vem conferir!
Várias artes marciais usam calças específicas durante aulas e competições, sabia? Pois é! No Jiu-Jitsu, por exemplo, os praticantes vestem o kimono, que inclui uma calça resistente a chutes, puxões e quedas no tatame. Aliás, é parecida com a do judô, que também usa kimono com calça, tá?
Já no karatê, é comum encontrar uniformes da escola ou equipes, chamados de gi. São bem leves, com calças mais flexíveis. Outra que apresenta uniformes é o taekwondo. Conhecidos como dobok, são associados com calças de pernas largas pra facilitar os chutes.
No Muay Thai a calça de artes Marciais também é assim, só que é mais frequente ver as pessoas treinando com shorts de boca larga e abertura nas pernas, que viabilizam golpes e movimentos laterais nesse esporte. O Kung Fu, que inclui bastante uso das pernas e rotação delas, pede calças soltinhas e confortáveis.
Agora, em capoeira, as calças são brancas e fluidas da coxa pra baixo, chamadas de abadás.
Os materiais pra itens de esporte e lazer precisam dar flexibilidade, liberdade de movimentos. Calça pra treinar luta em artes marciais variadas deve juntar o conforto com a durabilidade.
Fibras sintéticas como o poliéster, por exemplo, deixam respirável e de secagem rápida, ideal pra aulas intensas e competições. Ele pode ser combinado com outras como o elastano, ou spandex. Aumenta a agilidade, permitindo ações amplas, mas se mantendo justo na cintura e mais partes pra não cair ou soltar, hein!
Tem ainda o nylon, pra resistir ao desgaste e uma boa opção na confecção de uniformes. Esse é misturado ao brim em calças de Kung Fu nos treinos. Dá elasticidade e torna fácil de secar, já que o brim é pesado.
As calças pra artes marciais masculinas e femininas geralmente apresentam algumas diferenças pequenas, mas ajudam a ajustar e modelar melhor no corpo de cada um, tá?
Por exemplo, a calça de luta feminina é maior nos quadris e menor na cintura, com acabamentos reforçados pra encaixar nas curvas. A tabela de tamanhos é distinta da masculina e normalmente reduzida em comparação.
Já a calça masculina para luta leva um corte mais reto e demanda menos atenção na área da cintura. Ela às vezes só vem com um cordão ou elástico mais largo e forte, viu? Mas o cós é fundo quadril são mais largos e próprios anatomia do homem.
As calças para artes marciais são peças de vestuário específicas pra movimentos de luta. Em alguns esportes, precisam apresentar tecidos grossos de brim ou algodão como parte do kimono ou uniforme pra aguentar golpes, puxões e quedas no tatame, viu?
No Muay Thai e outros, que envolvem chutes altos, laterais, agachamentos e maior rotação da perna, trazem aberturas laterais e bocas largas. Elas são produzidas em componentes leves como o cetim, microfibra ou tactel.
O desenho e arremate de algumas também é reforçado em certos pontos, com cordões na cintura pra evitar cair e rasgar. E porque sofrem grande desgaste. Principalmente em joelhos e tornozelos.
Já a calça esportiva pra fitness, ciclismo e muitas outras são fabricadas em tecidos de secagem rápida, antibactéria, leves, extremamente elásticos, sem costura.
Calças de artes marciais contém detalhes específicos pra cada modalidade como listras, bordados e tons tradicionais do país em que o esporte é praticado. A branca, chamada de abadá, é a cor padrão pra capoeira, por exemplo.
Outra informação é que a faixa elástica é reforçada, mas geralmente o fecho e ajuste é feito por cordões. Em outras atividades, podem não ter nenhum fecho, como a legging, pra evitar atrito, ou só elástico na cintura, tá? Os acabamentos só contam com zíperes quando é estratégico.
A funcionalidade da calça esportiva é diferente nas artes marciais. Dependendo do esporte, elas são lisas. No ciclismo, peças apresentam bolsos costurados pra guardar pequenos itens ou acessar rapidamente objetos.
Calças esportivas geralmente são fechadas pra evitar o contato direto com equipamentos. Mas várias incluem placas de ventilação pra equilibrar a temperatura do atleta e telas que permitem melhor ventilação
Pra combinar com calças de artes marciais, a escolha da parte de cima e dos acessórios depende bastante da modalidade!
Olha, em Muay Thai, vale apostar numa camiseta esportiva ou regata. E pras mulheres, o top de ginástica, se o treino geral da equipe é sem camisa em dias quentes.
No Jiu-Jitsu ou karatê, em cima é o gi, com jaqueta e faixa. Por baixo dele, é possível colocar a rash guard pra não sujar o kimono e controlar a transpiração.
Em Taekwondo, na parte interna do Dobok, que é o uniforme tradicional, com jaqueta e faixa, a rash guarda é indicada pra permitir movimentos amplos e secar rapidamente o suor.
Além disso, protetores de seios, coquilha masculina, protetores de tornozelo, tórax, canela, cabeça e boca são obrigatórios nos combates. Pra proteger pulsos e mãos, use uma bandagem bem apertada antes de vestir a luva, combinado?
A calça do kimono é chamada de calça para luta. Mas ganha mais nomes dependendo do esporte, tá? Em Jiu-Jitsu e Judô são conhecidas como calças de kimono apenas.
No karatê essa peça é o zubon, em japonês. E em taekwondo vai ouvir o termo pants ou calça do dobok, parte do uniforme da modalidade, viu?
Por falar nisso, confira a matéria Roupas ideais pra artes marciais.
Eu também te mostro diferentes modelos pra lutas e outras práticas fitness na matéria Tipos de calça esportiva.
A calça para artes marciais que você procura tá aqui no Magazine Luiza!